Marketing de Conteúdo: o que é e porque implementar na sua marca?

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Com o Marketing de Conteúdo, você poderá ajudar seu público-alvo a resolver problemas e assim receberá maior autoridade no seu assunto dominante. O Marketing de Conteúdo é focado na criação e distribuição de um conteúdo relevante, sem promover sua marca explicitamente. Aqui você entenderá mais sobre o tema e vantagens para que você possa usar essa estratégia na sua marca.

O que é o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é um tipo de marketing que procura fidelizar o público-alvo. Essa estratégia visa produzir conteúdos que auxilie em todo processo de compra e que atraia clientes de uma forma natural e espontânea. É uma maneira de engajar seu público e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem sua marca a tendo como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, consequentemente, gerar mais negócios.

Entretanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Em 1895, a John Deere (empresa líder no segmento de máquinas agrícolas) publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. Essa publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura.

Com essa revista, a John Deere inovou ao optar por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura ao invés de criar anúncios “empurrando” os produtos fabricados pela empresa. Ainda que nem todos os leitores da revista possuíssem tratores dessa marca, ao consumir a informação publicada, poderiam descobrir dores que anteriormente julgavam inexistentes. Além disso, sentindo a necessidade da compra, optariam por uma marca de confiança.

Assim, a revista cumpria exatamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. Esse caso é um dos primeiros registros do uso do Marketing de Conteúdo e, desde então, várias marcas têm utilizado essa prática.

Quais as vantagens de implementar o Marketing de Conteúdo na sua empresa?

Essa estratégia atinge o que o marketing convencional não é capaz. Basta analisar as empresas que utilizam do Marketing de Conteúdo nos dias de hoje. Grandes empresas do mercado, independente de seu segmento, usam isso a seu favor. Por exemplo, Red Bull, GoPro, McDonald’s, Vivo, Magazine Luiza, Sales Force, entre outras gigantes do mercado.

Aumentar a sua visibilidade na internet

O Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site. Isso porque produzir um conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, sendo de fácil acesso para qualquer um que esteja interessado naquela informação. Sabemos que, atualmente, não é o suficiente produzir um conteúdo com palavras-chaves soltas ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade.

O algoritmo de busca do Google já consegue perceber o que é um conteúdo relevante ao usuário. Dados como CTR na SERP, qualidade dos links no texto e tempo de permanência da página são todos analisados influenciando no rankeamento.

Aumentar a interação com sua marca

A produção de conteúdo ajuda no maior reconhecimento da sua marca. O Marketing de Conteúdo pode servir como um canal de interação com sua marca para que os clientes possam tirar dúvidas, enviar sugestões ou até mesmo conversar com sua empresa.

Por exemplo, um leitor do seu blog provavelmente irá preferir a sua marca quando precisar comprar um serviço ou produto. Até porque, ele te conhece e você já o ajudou com seu conteúdo.

Nutrir sua base de leads

Por mais extensa que seja sua base de leads, nem todos os seus visitantes estão prontos para consumir seu serviço ou produto naquele momento. Por isso, com informações sobre eles, você conseguirá enviar o conteúdo correto para transformá-los em leads (potenciais clientes). Dessa forma, você pode postergar a compra para uma ocasião mais favorável.

Agora que você já conheceu melhor o Marketing de Conteúdo, é hora de colocá-lo em prática para fortalecer a sua marca.

Entre em contato com a gente aqui, queremos ajudar você a alavancar seu site!