Otimização de blogs: sua importância e 3 dicas de como começar

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Na sua busca por um blog de sucesso, é crucial o reconhecimento da importância de sua otimização. Nesse período caótico criado pela pandemia, encontrar ideias para a criação de conteúdo e otimização de blogs pode ser desafiador.

Para aqueles que deixaram de viajar, conhecer novos lugares e novas pessoas pela pandemia que enfrentamos, enfrentam um grande e novo desafio: ficar em casa. Entretanto, enquanto essa crise não passa, como você pode manter seu blog atualizado? Para ajudar nesse momento que exige adaptações, aqui está reunido algumas dicas que podem te ajudar nessa situação atípica. Aproveite para colocar em prática hoje mesmo!

A importância de otimizar seu blog

Embora a COVID-19 tenha roubado o foco das pessoas nesse momento, diversos outros assuntos continuam sendo pesquisados e despertando interesse. Por mais que a população esteja em alerta, você não pode deixar de procurar soluções para deixar o seu blog vivo. Assim, você pode aproveitar esse período para “colocar a casa em ordem”. Isso porque com o distanciamento social, o seu tempo gasto com algumas tarefas, como se deslocar, pode ser transformado em tempo para otimizar seu blog.

Para isso, analise minuciosamente a performance geral do seu blog, por exemplo velocidade de carregamento, AMP e links quebrados. Mesmo que seu blog não seja diretamente ligado à saúde ou à ciência, continua sendo relevante ao público. Entretanto, já que estamos em uma situação delicada, ajustar seu conteúdo e sua linguagem pode ser necessário para que não haja interpretações negativas.

1º Dica: Melhore a velocidade do seu blog

Imagens pesadas, publicidade, entre outros podem impactar negativamente no tempo de carregamento do seu blog. Sendo assim, esse é um fator que preocupa o Google na hora de entregar resultados de buscas feitas pelos usuários.

Ao melhorar a velocidade do seu blog, melhora também o seu ranqueamento nas ferramentas de busca e pode melhorar a experiência que seu blog proporciona aos usuários que navegam nele. Quando a performance do site não é boa, fica extremamente difícil engajar o usuário seja qual for o conteúdo. Dessa forma, isso também dificulta a captação de leads.

2º Dica: Otimize a URL das páginas dos posts

Não permita que as URL’s sejam geradas automaticamente. Por isso, configure o permalink. Crie uma URL pouco extensa, entre 3 e 5 palavras, e que possua keywords. Para quem deseja transformar uma URL antiga em uma mais amigável, a melhor opção é fazer o redirecionamento 301. Ao dizer que um mecanismo de pesquisa de uma página foi movida para uma nova URL (301) de forma permanente, ela irá transferir a maior autoridade da página antiga para a nova.

3º Dica: Revise a estrutura dos Headings Tags

Os Heading Tags indicam os conteúdos de mais importância da página. Dessa forma, é criada uma hierarquia de informações para as ferramentas de busca. Conceitualmente, o H1 possui um maior destaque, uma maior fonte, e costuma ser o elemento de texto mais visível da página. Assim como no Title e nos negritos da sua página, a tag H1 é um elemento importantíssimo do qual o Google utiliza a fim de determinar o assunto principal da página. As outras Heading Tags, como H2 e H3, costumam ser usadas como subtítulos de uma página. Em SEO, são um recurso de excelente qualidade para incluir palavras-chave complementares. 

Por fim, é importante que essa estrutura seja respeitada. Por exemplo, cada página deve ter um H1 único. Além disso, também é necessário se atentar para que alguns elementos da página não sejam indexados sem necessidade como Heading Tags. Isso porque pode atrapalhar na interpretação do Google sobre o assunto do seu post.

Depois dessas dicas, você consegue otimizar seu blog com mais tranquilidade. Que tal começar seu otimização agora? Conte com a gente! 

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