Blog

3 benefícios do Inbound Marketing: uma estratégia para o crescimento da sua marca

O Inbound Marketing pode ser uma excelente ferramenta para o seu negócio. Dentre as suas vantagens está o alcance do público correto. Nesse artigo trouxemos algumas informações cruciais para que você possa começar a usar o Inbound Marketing no seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma concepção do marketing focada em encantar, atrair e converter clientes. Esse Marketing de Atração, como também é chamado, distancia-se do conceito tradicional da publicidade possibilitando sua conexão com o público-alvo através de pilares. Por exemplo: SEO, Estratégias em Redes Sociais e Marketing de Conteúdo.

O conceito de Inbound Marketing oficialmente surgiu nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009. De lá pra cá, essa estratégia explodiu de vez e, dia após dia, mais empresas de diferentes características e portes estão aderindo a esse método para conquistar clientes, gerar vendas e reforçar a sua autoridade perante a concorrência.

Isso porque a transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor mudaram as regras do jogo de uma vez por todas. Diante desse cenário, as empresas precisaram criar formas de conquistar e, acima de tudo, manter seus clientes. Por isso o Inbound Marketing foi a melhor das ideias.

Em tradução livre, o Inbound Marketing significa Marketing de Atração. A sua principal característica é que nele quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Ou seja, são realizadas ações que visam atrair seu potencial cliente para seu blog ou site e, a partir daí, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Essa aproximação é desempenhada por meio de conteúdos autorais e personalizados.

Benefícios do Inbound Marketing

Atrair clientes em potencial por meio de um conteúdo relevante traz muitos benefícios para a sua empresa, sendo ela grande ou pequena. O modelo tradicional de marketing possui algumas deficiências que no Inbound não existem. Esse método tem tudo o que é necessário para aumentar as vendas e, o mais importante, construir uma marca forte.

1. Alcance do público correto

É verdade que o Inbound Marketing tem como uma de suas vantagens o alcance de um público maior. Entretanto, o principal não é a quantidade, mas a qualidade do público alcançado. O bom dessa estratégia é que ela também se destaca nesse aspecto. Isso porque um conteúdo altamente segmentado permite alcançar o público certo.

2. O Inbound Marketing é mais econômico

O maior retorno sobre o investimento (ROI) é um dos maiores benefícios dessa estratégia quando comparada às estratégias tradicionais. Ela possui um alto poder de metrificação (mensurar resultados). Diferente dos anúncios tradicionais em jornais ou na TV, com as estratégias digitais você é capaz de saber exatamente o quanto do seu investimento tem se revertido em novos acessos ao seu site ou blog e em novos clientes.

Dessa forma é mais fácil acompanhar as etapas da estratégia e, caso for necessário, modificar de forma rápida alguma ação quando esta não alcança o resultado que se espera. Assim, pode-se reduzir as perdas e maximizar o tão esperado ganho.

3. Melhora a comunicação com seu público de interesse

Você como empresário sabe que se comunicar de uma maneira correta com seus clientes é essencial para melhorar o posicionamento da sua marca, não é mesmo? Entretanto, não são apenas os clientes finais que você deve incluir nessa preocupação. Todas as pessoas que se relacionam com a sua marca de alguma maneira devem ser incluídas no seu planejamento. Por exemplo: fornecedores, funcionários, empresas parceiras, imprensa especializada, entre outros.

Isso porque todas essas pessoas podem influenciar o seu consumidor final. Um funcionário que se sente desconfortável na sua empresa pode comunicar isso aos seus amigos. Dessa forma, a imagem da sua marca pode ser afetada negativamente, diminuindo o número de clientes. Por isso, se comunicar adequadamente com todos esses públicos é essencial.

Após ter lido sobre o que é o Inbound Marketing e seus benefícios, você pode entender se essa é a melhor estratégia para o seu negócio. Agora você já está preparado para começar a colocá-la em prática e aprimorar sua marca. 

E não se esqueça, se precisar de ajuda, estamos aqui!