Com a transformação que a tecnologia trouxe ao cenário atual, o Marketing Digital mostrou novas possibilidades para gerenciar a sua marca. Nesse artigo, você entenderá um pouco mais sobre o que é o branding e 2 dicas de como trabalhar a gestão da sua marca. Confira!
O que é Branding?
Branding é uma estratégia usada por grandes marcas mundiais que tem como objetivo conquistar a mente e o coração dos consumidores. Essa gestão de marca tem como objetivo torná-la mais conhecida, positiva e desejada na mente dos seus consumidores. O Branding, ou Brand Management, envolve ações relacionadas aos valores, ao propósito, a identidade e ao posicionamento da marca.
No mundo em que estamos inseridos, no qual existe um movimento mundial de consumo, as empresas são forçadas a meticulosamente pensarem nos seus próximos passos. Cada estratégia e ação de marketing que são elaboradas podem ecoar por toda cidade, estado, país ou, até mesmo, no mundo.
Qual o objetivo do Branding?
O objetivo do Branding é despertar sensações e criar conexões inconscientes e conscientes. Isso porque elas serão importantíssimas para que o cliente escolha a sua marca, entre tantas outras, no momento de decisão de compra do serviço ou produto. Essa estratégia já vem sendo trabalhada pelas maiores empresas do mundo. Você já deve ter associado felicidade à Coca-Cola, ou leu a frase “Just do it” e já sabia de qual empresa se tratava, não é mesmo?
Todos os movimentos que uma marca faz ajuda a construir a sua personalidade na mente do consumidor através de sensações e de percepções. Por exemplo: a criação do seu logotipo, discurso, jingles, são práticas que auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é a identidade da marca. É a criação de significado por meio de seus símbolos.
Entretanto, engana-se quem acredita que o Branding é só para grandes empresas ou que essa estratégia é construída de repente. Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos duradouros. Sendo assim, ter uma marca com personalidade e propósito, que crie identificação com as pessoas e que promova boas experiências são a chave para a recomendação. E hoje essa é uma das armas mais poderosas para a aquisição de novos clientes.
1. Identidade Visual
São as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente dos clientes. Por exemplo: as cores, o logo, a fonte são as características da sua marca. Quanto mais alinhada sua Identidade Visual for, mais provável e rápida será o reconhecimento e a associação na mente do consumidor que busca opções de marcas.
O primeiro passo é, sem dúvida, criar um nome e um logotipo para a sua marca. Entretanto ele é apenas um dos vários elementos que ajudam a dar consistência para sua comunicação visual com o consumidor. Assim, os outros elementos são: cores, ícones, símbolos, ilustrações e tipografia. Com esses elementos bem definidos, a construção do Branding da sua marca estará no caminho certo.
2. Estratégia
Ela faz o papel de transmitir os valores não visuais da sua marca, o seu propósito. A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, no qual o cliente se identifica com os valores da marca, criando uma conexão mais forte com a empresa. Perguntas como: Qual a personalidade da sua marca? Caso fosse uma pessoa, como ela seria? Ajudam a criar uma imagem mental mais clara da sua empresa.
Com uma boa estratégia, certamente a sua marca se fixará melhor na cabeça de um futuro cliente.
Por fim, espero que depois de ter conhecido o Branding um pouco mais e de saber de sua importância na criação da sua marca, você possa usar essa estratégia na sua empresa. Certamente, a partir de agora, você pode realizar um bom trabalho de Branding, transformar a sua marca e conquistar o mercado e seus clientes.