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Como anunciar no Instagram?

Caso você queira aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca buscando aproveitar os benefícios do Marketing Digital, você pode planejar uma estratégia bem definida anunciando no Instagram. Sem dúvida, um investimento em Marketing de Conteúdo te ajudará a aumentar a confiança do público no seu negócio. Além disso, há importantes diferenças que a publicação de materiais de qualidade em redes sociais, como o Instagram, traz para a autoridade da organização no mercado.

Se você deseja ver resultados mais imediatos, uma opção é utilizar de anúncios pagos no Instagram. As redes sociais dispõem de excelentes ferramentas para segmentar suas ofertas e atingir um público que tem maior probabilidade de criar afinidade com seus serviços e produtos.

Assim, o melhor é escolher uma mídia que tenha um volume considerável de usuários ativos. Além disso, é importante que ela possua uma alta taxa de engajamento. Por exemplo o Instagram, que atende à essas características perfeitamente. Por isso, nesse post você vai entender como é simples usar a plataforma Instagram Ads para seu anúncio. Por fim, você irá perceber que os custos são acessíveis e, o mais importante, são ajustáveis de acordo com seu orçamento.

Espero que te ajude. Vamos lá! 

O que são os anúncios no Instagram?

Os anúncios que são criados no Instagram possuem um formato típico de vídeos ou de fotos do aplicativo. Dessa forma, as empresas podem cada vez mais investir em um contato mais próximo com potenciais clientes e com seus público.

Existe apenas uma diferença entre um vídeo ou foto comum e um vídeo ou foto patrocinado: a tag “patrocinado” que virá em cima do post. Dessa forma, os usuários podem interagir com os anúncios assim como fariam com posts dos outros perfis do aplicativo. Por exemplo, eles podem “curtir” e comentar no seu anúncio. Além disso, eles podem começar a seguir o perfil da sua marca.

Outra interação possível é feita por CTA’s. Eles podem redirecionar o usuário para o site da sua marca ou para a loja de aplicativos. Nessa parte, a ferramenta deixou claro que as marcas devem procurar aprimorar a experiência do usuário. Dessa forma, ele poderá continuar recebendo um conteúdo de boa qualidade no seu feed. Por fim, o usuário fornece um feedback sobre os anúncios que foram direcionados para ele.

O interessante dessa ferramenta é que se o usuário não tiver interesse pela propaganda, basta que ele clique em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e clique em “Ocultar isso”. Depois disso, o aplicativo irá fornecer outras opções para que o usuário justifique sua escolha. Assim, é fornecido um feedback para sua marca.

Isso é crucial para você poder melhorar o algoritmo do aplicativo para que no futuro ele saiba segmentar melhor os anúncios mais relevantes para cada usuário.

Por que anunciar no Instagram?

Não só para aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua marca, mas também para aumentar os cliques para o site institucional, aumentar as vendas, incentivar a instalação de um aplicativo, entre outros. 

O diferencial do Instagram é que, desde 2016, ele vem crescendo em cerca de 200 milhões de usuários mensais a cada ano. Em 2018, essa rede social atingiu a marca de 1 bilhão de usuários. Isso porque a equipe por trás do Instagram está constantemente inovando, criando novas funcionalidades e melhorando o desempenho do aplicativo. 

Você está convencido da importância de sua marca anunciar nesta rede social?

Quem pode anunciar no Instagram?

No começo, apenas os grandes anunciantes e as grandes marcas podiam criar seus anúncios para poder atingir grandes públicos. Entretanto, o Instagram tem como um de seus objetivos fazer com que os anúncios fossem mais democráticos. Hoje, eles podem ser produzidos por pequenas e médias empresas, podendo atingir inúmeros usuários.

Dessa forma, em setembro de 2015 a exclusividade das grandes empresas foi quebrada. Assim, qualquer empresa pode pagar para anunciar nesta plataforma. Por isso, é necessário que você ofereça anúncios com um conteúdo bem trabalhado para os usuários da rede.

O que é necessário para usar o Instagram Ads?

Não é necessário que você tenha um perfil da sua empresa no Instagram para fazer propaganda na rede. No entanto, é preciso que você tenha uma conta no Facebook para a criação de anúncios com o uso da ferramenta Gerenciador de Anúncios.

Entretanto, é recomendada a criação de um perfil da sua empresa no Instagram. Assim você pode usufruir dos benefícios citados acima e interagir melhor com os usuários. Basta que você baixe o app do Instagram e siga as instruções da tela.

Como criar seu anúncio através do Gerenciador de Anúncios?

Acesse seu Gerenciador de Anúncios e clique em Criar. Agora acompanhe o passo a passo.

Campanha

Perceba que na tela seguinte você vê todas as etapas da criação no seu lado esquerdo. Inicie pela escolha do objetivo de marketing da sua campanha. Conforme a sua escolha entre as opções de Reconhecimento, Consideração ou Conversão, a ferramenta irá guiar os passos seguintes de formas ligeiramente diferentes.

Conjunto de anúncios

Agora, você deve nomear o conjunto de anúncios que você irá começar a criar. Veja que o painel abaixo do nome te apresenta opções de acordo com o objetivo que você escolheu na etapa anterior. Escolha a opção que achar que mais combina com a sua marca e siga para o painel Público.

Aqui, você irá definir as características do seu público-alvo. Na parte Localização, você poderá escolher entre todas as pessoas de uma região e quem mora, se esteve recentemente ou visitou a região. Depois, você dirá o país, o estado, a cidade e o raio de alcance que te interessa. Dependendo da sua estratégia, você pode combinar mais de uma localização. Além disso, você pode excluir lugares do seu alvo pretendido.

Após a localização, escolha o idioma, o gênero e a faixa etária do seu público-alvo. No Direcionamento Detalhado liste interesses, dados demográficos ou comportamentos. Só é necessário que você digite e então a ferramenta irá lhe mostrar as opções. Depois de incluir algumas opções, clique em Sugestões para analisar outros parâmetros que possam ser interessantes para o que você procura.

Em Conexões, segmente um público que tenha alguma conexão com a página da sua marca ou com um evento criado no Facebook. Você poderá salvar suas configurações escolhidas clicando em Salvar Este Público caso queira usar mais tarde em outros dos seus anúncios.

Em Posicionamentos, você irá marcar como Editar Posicionamentos para que possa escolher veicular seus anúncios apenas no Instagram. Depois, em Plataformas você irá selecionar Instagram e Feed e/ou Stories, dependendo da estratégia escolhida.

Além disso, você também consegue definir o tipo de dispositivo em que seus anúncios aparecerão e o sistema operacional móvel. Por fim, em Orçamento e Programação você poderá escolher o quanto quer gastar por dia ou durante toda a campanha. Também poderá programar o período em que seu anúncio ficará no ar ou escolher veicular de forma contínua.

Perceba que, conforme o orçamento cresce, o alcance e a previsão de cliques diários na sua propaganda aumentam. Outra informação importante é que é necessário que você registre seus dados de pagamento antes de começar a campanha. Esses dados ficam disponíveis em Configurações, na opção Configurações de Pagamentos. Agora é o momento de seguir com a elaboração do seu anúncio.

Anúncio

Atualmente, você pode escolher entre 5 formatos de anúncio para o Instagram. São eles:

  • carrossel:
  • vídeo único:
  • imagem única:
  • apresentação multimídia; e
  • coleção.

Sendo que os dois últimos não estão disponíveis para Stories.

Carrossel

Esse modelo é um conjunto de duas ou mais fotos, ou vídeos com no máximo 10 cartões por anúncio. Para fazer o seu, inicie escrevendo o Texto. Ele é um tipo de descrição que irá aparecer abaixo das imagens que você irá incluir. Para cada imagem, é possível escolher um Título e uma URL de destino. A URL fica acessível pelo botão de CTA, que possui opções Saiba Mais, Obter Ofertas, entre outros.   

Um anúncio desse formato para o Stories possui apenas uma diferença: é preciso que as imagens sejam da proporção 9:16.

Vídeo único

Caso você queira uma propaganda desse formato, a ferramenta permite que você selecione um arquivo .mp4, .gif de até 60 segundos ou .mov. Você pode também enviar um documento para legendas separadamente.

Caso você não tenha o vídeo, clique em Usar Modelos para usar suas fotos para compor animações que serão usadas como vídeo. Os demais parâmetros seguem quase que os mesmos conceitos do primeiro formato.

Imagem única

Nesse formato, você deverá escolher apenas uma foto. Os campos são parecidos com os da criação de um carrossel. Atente-se em como ficará a prévia para o Instagram Stories, em que os usuários deverão arrastar para cima para que acessem a URL de destino.

Apresentação multimídia

Outra opção é criar uma apresentação multimídia, ou seja uma espécie de exibição de slides automática. Para a criação da sua, escolha a opção Criar Apresentação Multimídia. Depois, na janela Kit de Criação de Vídeo selecione Criar Apresentação Multimídia e clique em Continuar. Finalmente, escolha as imagens, a duração delas e o efeito de transição delas. Caso queira, você pode incluir uma música. A partir disso, os campos seguintes são os mesmos dos formatos anteriores.

Coleção

Esse formato apresenta vários itens em uma experiência móvel de tela cheia. Como ele é mais usado por quem pretende vender produtos, você deverá ter seu inventário cadastrado no Gerenciador de Catálogo do Facebook antes de criar a vitrine para sua propaganda.

Agora que você aprendeu como anunciar pelo Instagram você já está preparado para usar essa plataforma. Te desejo sucesso com suas campanhas.

Boa sorte!

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