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Como fazer Inbound Marketing: seus pilares e suas etapas

Sua empresa, sendo ela grande ou pequena, necessita de investimento em Inbound Marketing. Isso porque, seja ela como for, deseja atrair mais clientes e procura manter um bom relacionamento com eles. Nesse texto você irá aprender mais sobre essa metodologia e poderá mudar o rumo da sua marca, se necessário.

O que é Inbound Marketing?

Antes de começarmos, você precisa entender um pouco sobre o que é essa estratégia. O Inbound Marketing é um método que utiliza de um conteúdo relevante como forma de atrair potenciais clientes. Atualmente, a maneira como consumimos faz com que as empresas tenham que se adaptar incorporando novas estratégias.

Sendo assim, não é mais a empresa que dita o funcionamento do mercado, e sim o consumidor. Por isso, você precisa do Inbound Marketing para atrair seu público e mantê-lo interessado na sua marca.

Pilares do Inbound Marketing

Os pilares do Inbound Marketing seguem uma lógica bastante intuitiva. Eles representam um caminho claro que o potencial cliente deverá percorrer na sua jornada de decisão da compra. Os pilares dessa estratégia são: Atrair; Converter; Relacionar; Vender; e Analisar. Esses pilares funcionam como um funil de vendas que pequenas marcas estão habituadas a lidar. 

Entretanto, utilizar desses pilares não é necessariamente simples. Em cada uma das suas etapas existem ações importantes que precisam ser tratadas com cuidado para garantir que os resultados que você busca sejam alcançados.

Etapas do Inbound Marketing

Atração

Essa etapa é responsável por atrair pessoas para os canais da sua empresa ao investir na produção de um conteúdo relevante. Por exemplo, em blogs, páginas de um site, mídia social ou através de palavras-chave. Entretanto, essa tática não procura atrair qualquer público, mas aqueles perfis que estão interessados na sua solução. Sendo assim, essa etapa tem como desafio atrair um público realmente qualificado e, para isso, você precisa entender as dores do seu cliente.

Converter

Com a primeira etapa concluída, está na hora de construir seu relacionamento com o consumidor. Você o alimenta com informação de uma forma mais exclusiva e aprofundada.  Aqui você precisa captar o contato desse visitante para iniciar um relacionamento com ele. Esse é o papel dessa etapa. Para isso, é preciso que você ofereça algum benefício útil para o visitante em troca dos seus contatos através de formulários. Não se esqueça de não ser invasivo e de construir um relacionamento recíproco.

Relacionar

Depois disso, é a hora de traçar estratégias de relacionamento entre o lead e sua empresa. Para que você estreite os laços com o cliente é preciso que consiga que ele continue interagindo com a sua marca e aumente o próprio interesse na sua empresa. Assim, o objetivo dessa etapa é manter o lead engajado com a marca por meio de e-mail marketing, interações CRM, entre várias outras maneiras. É importante que você entenda que cada lead está em uma etapa do funil de vendas e precisa de estímulos distintos.

Vender

A etapa de venda é o objetivo de todo o seu trabalho anterior. Nela você apresenta seu produto ou serviço. O Inbound Marketing trabalha a todo tempo com a ideia de exclusividade na visão do cliente. Assim, ele gosta de tudo aquilo que é personalizado e que atende às suas necessidades. 

Analisar resultados

Essa é a última etapa e talvez a mais importante do Inbound Marketing. Uma das vantagens dessa estratégia é justamente a quantidade de dados gerada. Toda essa informação permite uma análise exata dos resultados obtidos no processo. Dessa forma, você consegue retornar ao processo e avaliar seus possíveis erros e acertos.

Agora que você entende mais sobre o Inbound Marketing, seus pilares e suas etapas, você pode começar a implementar essa estratégia na sua empresa. Espero ter ajudado. Boa sorte!