Mídia social talvez seja o meio de divulgação mais importante hoje, não só pela rapidez com que o conteúdo é consumido, mas pela facilidade também em se conectar com o público desejado, além de ser uma mídia mais econômica. Ela é importante para quase todos os negócios, ajuda as marcas a criar conscientização, interagir e compartilhar com clientes e futuros clientes e tem papel fundamental em todas as etapas da jornada de compra. Porém, muitos profissionais e empresários ainda estão patinando para estruturar uma estratégia bem sucedida de marketing de mídia social. Mesmo tendo várias pesquisas comprovando que esses profissionais sabem da importância das mídias sociais para os seus negócios, apenas pouco mais de 40% disseram poder medir o ROI de suas atividades sociais. (Fonte: Social Media Examiner)
O caminho para o sucesso deve ter início documentando sua estratégia, e é aqui que a maioria trava. Vou listar aqui o que precisa ser incluído nessa documentação, quais itens são essenciais e que não podem ficar de fora de um planejamento.
Para ter uma estratégia de marketing de mídia social bem sucedida, comece definindo o valor que sua marca traz para sua audiência. Por quê? Porque se você não pode definir o valor, você certamente não poderá mostrar nenhum valor. Questione-se:
Proposta de Valor da sua Marca
- Por que alguém seguiria ou se envolveria com o meu negócio nas redes sociais?
- O que eu quero quero passar para os meus seguidores sobre a minha marca?
- Qual valor posso trazer à minha audiência por meio do conteúdo e do engajamento social?
Muitos abrem uma empresa ou negócio e esquecem de criar a missão, não dão a devida importância, mas ela ajudará a guiar os passos seguintes e vai te orientar no desenvolvimento da sua estratégia. E atenção, você pode criar sua missão pessoal também, não apenas para a empresa, já que muitos precisam de um norte para a vida e não sabem por onde começar. Veja alguns posts que podem te ajudar nesse processo:
» Como Fazer uma Declaração de Missão para sua Vida
Uma declaração de missão pessoal pode ajudá-lo a evitar cometer os mesmos erros repetidas vezes, a tomar decisões e a descobrir o seu propósito na vida. Faça um brainstorm do que é importante pra você, pode ser carreira, família, saúde, educação, finanças, religião.
Considere cada uma das funções que acumula em sua vida, podem ser de cônjuge / pai / mãe, empregador / empregado / estudante, entre outras.
Organize essas áreas de acordo com seus objetivos, crenças, princípios, motivos de preocupação e o progresso até o momento. Depois, considere o que você valoriza no mundo. Pense sobre os líderes que inspiram você, as pessoas que você gostaria de seguir e aqueles que você preferiria evitar. Pense em como você pode aplicar esses ensinamentos, lições e erros da sua vida.
Faça perguntas a si mesmo, crie um mapa mental e enumere os pontos na hora de responder a perguntas como:
- O que me faz levantar de manhã ou o que me faz querer ficar na cama?
- O que faz o meu dia perfeito?
- O que é importante para mim pessoalmente e profissionalmente?
- Quando estou no meu melhor e pior no papel de mãe/pai, empregador, empregado, ou cônjuge?
- Que valores guiam meu trabalho, estudos e relacionamentos?
- Que princípios jamais vou violar?
- Que erros tenho feito até agora na vida, e como posso evitar repeti-los?
Olhe para o todo, considere marcos numa visão geral. Pense nos próximos 12 meses, cinco anos e até mesmo dez anos. Faça uma lista de lugares que você gostaria de visitar, um curso que gostaria de fazer, sonhos a realizar, um produto que deseja criar, entre outros. Considere tudo o que faria se tivesse dinheiro e tempo, todos os recursos. Pense grande, esses sonhos também terão impacto sobre outras áreas de sua vida, enumere-os e tente fazer conexões entre eles para ver se prejudicam ou apoiam outros objetivos.
Depois reúna todas as suas informações num documento permanente, para você acessar e rever regularmente. Consolide suas funções, áreas de responsabilidade, valores, objetivos e sonhos em vários temas ou princípios fundamentais. O resultado final pode ser uma frase ou lema que você vai seguir. Poderia ser uma imagem ou um logotipo, ou poderia ser um conjunto de frases e imagens. Se você estiver usando palavras, veja esses exemplos:
• “Acredito …”
• “Eu sou mais feliz quando …”
• “Eu estou no meu melhor quando …”
Você pode optar por colocar a sua declaração de missão numa parede ou mantê-la em algum lugar privado, mas tem que ser um lugar acessível. Você deve estar sempre em contato com ela. Escrever uma declaração de missão envolve um profundo exame de consciência, e isso leva tempo. Se não fosse trabalhoso, não valeria a pena fazer. Se você ainda precisar de ajuda, use este construtor missão on-line desenvolvido pela Franklin Covey.
» Qual é a Sua Proposta de Valor?
Sua proposta de valor precisa estar na linguagem do cliente. Para fazer isso você precisa saber como seu cliente percebe os benefícios e como é a melhor maneira de comunicar a sua oferta, há várias perguntas para chegarmos no modelo ideal, na consultoria listo em detalhes. Dentre elas estão questões de como convencer o cliente a usar seu produto, porque a sua marca é melhor que a concorrência, quais os benefícios que o cliente vai ter ao usar o produto ou serviço em questão, quais as dores que esse produto vai solucionar, entre outras.
Vamos listar as tarefas do cliente também. Isso ajuda a aprofundar sua compreensão do contexto em que alguém pode optar por escolher sua proposta de valor. As tarefas são relacionadas a problemas que seus clientes estão tentando resolver ou uma determinada necessidade que estão tentando satisfazer. É preciso assumir o ponto de vista dele, ele precisa saber que tipo de ganho ou benefício terá ao comprar seu produto/serviço.
Resumindo, não pode haver estratégia se não houver objetivo final. Seus objetivos são a base da sua estratégia, orientando cada decisão e tática que vem em seguida. Use os objetivos descritos em sua estratégia global de marketing digital como ponto de partida. Isso permitirá que você crie metas sociais específicas que contribuam para um objetivo maior de marketing. Se você deseja aumentar seu número de seguidores, aumentar o tráfego de referência para o seu site, promover o envolvimento ou gerar mais conversões, defina metas que possam ser mensuradas.
Muito do sucesso das suas mídias sociais dependerá dos seus esforços de marketing para criar empatia e conexão com seu público. Você precisa entender suas motivações, pontos de dor, interesses e necessidades de conteúdo. Uma dica, navegue em outros sites e perfis de redes sociais que gosta e tem a ver com seu público, converse com sua equipe de vendas para trocar ou descobrir novas ideias e, principalmente entender as características dos clientes. O ideal é fazer entrevistas e pesquisas com eles, e com essas informações desenvolver as personas do público para criar o conteúdo certeiro.
A audiência
Enquanto você está trabalhando na pesquisa da audiência para criar as personas, descubra quais canais estão gerando o tráfego do site e o envolvimento no perfil e o que gera maior participação em cada plataforma.
No cenário atual das redes sociais, simplesmente compartilhar links para o site da sua empresa ou blog com um pouco de texto não atingirá seus objetivos. Muito menos ficar só postando frases motivacionais ou fotos bonitas. Os seguidores querem e esperam mais conteúdo de qualidade, algo que realmente acrescente no dia-a-dia. Use todos os elementos acima mencionados para orientar a criação de um plano de conteúdo que inclua a combinação apropriada de imagens, vídeos, links e iniciadores de discussão adaptados para cada plataforma.
O Conteúdo
E não desapareça por longos períodos, manter uma presença consistente em seus canais sociais é vital para o sucesso de todos os esforços de marketing. Se sumir, é fácil o público esquecer de você e pode ser mais difícil ainda criar esses laços novamente. Da mesma forma, o excesso pode ser um aborrecimento e seu público pode se afastar. Então, tenha um objetivo e seja consistente, crie um plano diário, semanal e/ou mensal para definir pontos importantes como:
- Quem será responsável por publicar e monitorar seus posts nas mídias sociais?
- Quais ferramentas você vai usar?
- Qual será seu calendário editorial?
- Como vai medir o resultado?
É extremamente importante acompanhar os resultados com as ferramentas corretas, como Google Analytics, por exemplo. Além de outras que utilizamos para captar dados mais assertivos, dependendo da rede social.
Também não esqueça de criar uma personalidade nas redes sociais, criar autenticidade é difícil, mas é o que vai fazer você se diferenciar da concorrência e ser único para o seu público se tornar fiel e ter prazer em te seguir.
Qual é seu maior desafio nesse área? Escreva pra mim, entre em contato que eu estou aqui para te ajudar!