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Identidade Visual: 4 dicas para fortalecer a sua marca

Construir uma marca forte passa necessariamente por criar uma boa identidade visual. Isso porque ela é a responsável por fortalecer a marca no imaginário dos  potenciais clientes. Nesse artigo, trazemos para você  algumas dicas de como fortalecer a sua marca melhorando a sua identidade visual. Confira!

O que é identidade visual?

A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais com o objetivo de comunicar ao público o conceito, os valores e o posicionamento da sua marca no mercado. A Identidade Visual da sua empresa é a imagem visual do seu negócio. Por exemplo, alguns desses elementos de marca são: logotipo, embalagens de produtos, nome, assinatura, entre outras características que fazem da sua marca única.

Todos possuem um conjunto de características, desde o nome até aspectos da aparência ou personalidade, que os fazem serem lembrados e reconhecidos por outros. Ter uma identidade bem definida é importante também para marcas e empreendimentos. Uma boa Identidade Visual faz com que a sua empresa se torne mais apresentável e pareça mais profissional aos olhos de seus clientes e de seus parceiros. Ela também aumenta o reconhecimento do seu nome e a confiança que a sua marca transmite.

Fazer o branding da sua marca é algo importante e, quando feito com sabedoria, pode melhorar bastante seu negócio. A importância de desenvolver uma Identidade Visual para a sua empresa que seja exclusiva não pode ser ignorada. 

1º Dica: Não economize no briefing

Este documento é de imensa importância para que sua identidade visual saia conforme sua expectativa e seu planejamento. Por isso, não economize no detalhamento, na descrição, sobre qual é o seu desejo e seu objetivo. 

Um briefing deve conter tudo aquilo que a identidade deve ser e passar ao espectador. Assim, exponha nele tudo o que a Identidade Visual precisa ter. Por exemplo, qual seu público alvo, seus objetivos, quais as mídias de veiculação do material etc. Sendo assim, seja bastante claro para que erros sejam evitados.

2º Dica: Pesquise a concorrência

Como você já sabe, entender sua marca é essencial. Mas entender apenas o seu cliente é perigoso. Você precisa ver o que já foi feito por marcas semelhantes a sua, seja visual ou estrategicamente. Essa busca é também o momento em que você estará procurando por referências. Além disso, é também quando você poderá excluir algumas ideias semelhantes a dos seus concorrentes. 

Toda essa etapa pode te ajudar a corrigir, ou não, sua linha de pensamento. Entretanto, a pesquisa não quer dizer que você precise seguir a mesma ideia que seus concorrentes. Isso porque algumas das melhores Identidades Visuais se destacaram por serem únicas, por saírem da curva.

3º Dica: Evite muitos efeitos

Ainda que pareça clichê, a frase “Menos é mais” faz todo o sentido na sua Identidade Visual e deve ser seguida à risca. Muitas empresas querem inovar e acham que para isso devem ser usados muitos efeitos. No entanto, o excesso e o uso inapropriado desses efeitos podem criar uma poluição visual e confundir seu público. Dessa forma, quanto mais clara e limpa a sua Identidade Visual, mais fácil será a identificação dela por parte do cliente.

4º Dica: Tenha boas referências de identidade visual

Quanto mais referências e inspirações, melhor. Obviamente, condizentes com a sua proposta. Essas referências guiarão o diretor de arte para a criação do seu projeto. Além disso, uma boa referência conceitua seu projeto dando a ele mais credibilidade. Referências não são apenas inspirações, também são guias de como esperamos que sua Identidade Visual fique ao final do processo de criação.

Por fim, espero que você tenha aprendido um pouco sobre Identidade Visual e que possa implementar na sua marca. Seu processo criativo está longe de ser algo simples. E demanda bastante estudo e dedicação. Entretanto, com esse texto você já pode começar a desenvolver a Identidade Visual da sua empresa. 

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