É fato que a pandemia do Coronavírus representou e ainda vem representando para o mundo dos negócios um dos maiores desafios dos últimos anos. E na área de marketing também foi preciso esforço e muito trabalho.
Empresas de diferentes ramos se viram perdidas em meio ao fechamento de diversas lojas e espaços físicos e tiveram que se reinventar, implantar medidas urgentes para tentar diminuir os impactos da Covid-19 e se atualizar digitalmente para garantir sua sobrevivência.
Mas como o mercado atual está se preparando para o futuro? Será que as empresas estão se planejando estrategicamente visando um consumo diferente no pós-pandemia?
A pandemia e a internet
O surto do Coronavírus levou à grandes mudanças no comportamento dos consumidores e clientes. Devido à obrigatoriedade da quarentena e do isolamento social como medidas de prevenção contra a propagação da Covid-19, o comércio eletrônico ganhou maior relevância no dia a dia das pessoas durante o primeiro semestre de 2020.
Isso vem se estendendo e ganhando cada vez mais força no segundo semestre, principalmente por causa da nova onda de contágio e de novas regras de convívio.
Espera-se que, após a crise, o consumidor não seja mais o mesmo. Ele aprendeu novos hábitos de consumo, e mesmo que o contato físico aumente, o comportamento de comprar online deverá ser mais recorrente.
Por isso, torna-se tão importante que as empresas estejam preparadas para os “novos tempos”, e desenvolvam estratégias de marketing pós-pandemia que vá de encontro aos desejos e anseios desse “novo consumidor”.
Estratégias de Marketing no Pós-Pandemia
Em época de crise, situações como as que estamos vivendo são ruins para a saúde financeira de qualquer empresa.
Por isso, o foco das organizações passa a ser em investimentos em ações de marketing digital mais precisas e alinhadas ao público-alvo e ao momento atual.
Se você quer crescer na internet, confira a seguir algumas estratégias de Marketing Digital que separamos para a sua empresa investir já.
- Produção de conteúdo relevante
Conteúdo é o rei há anos, mas muitas empresas ainda não sabem por onde começar ou não entenderam qual a estratégia mais adequada para trabalhar isso.
A produção de conteúdo de forma interessante e criativa é muito eficaz para criar autoridade de marca e fazer da empresa uma referência em sua área de atuação.
Assim, a partir da elaboração de conteúdos atrativos e não superficiais, como e-books, vídeos online, podcasts, artigos de blog e webinars, fará com que a marca se mantenha ativa e fique no imaginário das pessoas, mesmo em momentos não tão favoráveis ao consumo.
Pode ter certeza que as pessoas vão se lembrar de um site, um post no Instagram ou um vídeo no Youtube que as tenha ajudado durante a pandemia, num momento em que mais precisaram.
- Investir em vários canais de comunicação
Opte por uma estratégia que integre canais online e offline, como sites, whatsapp, redes sociais, call center, e-mail, aplicativos e correios, para ampliar os pontos de contato da marca com o consumidor e facilitar a interação com o público.
Estar pronto para atendê-lo em qualquer canal será visto como uma estratégia positiva e ele jamais irá se esquecer.
- Monitorar dados
A monitorização de campanhas e a mensuração dos dados de todas as estratégias implantadas será ainda mais necessária do que nunca.
Por isso, é importante que os profissionais de marketing tenham acesso a informações precisas sobre tráfego, conversões e engagemento para ajustar as campanhas e substituir o que não funciona, procurando sempre melhorar os resultados.
Vamos conversar? Envie aqui sua mensagem.