Um consultor de Marketing Digital tem a função de analisar o negócio e a indústria para determinar os melhores métodos e estratégias de marketing a serem usados, garantindo exposição e retorno de marca nas mídias sociais.
A atuação do consultor inclui o auxílio a empresários ou líderes de uma instituição em compreender e definir quais são as melhores alternativas em comunicação e marketing, além de apontar quais são os custos e resultados esperados, o que dará suporte às decisões dos gestores do negócio.
A consultoria de marketing digital tem o papel de:
- Diagnosticar problemas do negócio;
- Planejar de acordo com objetivos de negócio;
- Orientar as atividades a serem desenvolvidas.
A estratégia definida é única e sem diferenciação entre off-line e online, ou seja, ela é construída através de uma comunicação integrada, o que possibilita o consultor trabalhar em sinergia com parceiros de outras áreas, como agências de comunicação, agências digitais, agências de conteúdo, agências de SEO e links patrocinados, relações públicas, assessoria de imprensa, entre outros.
O que não podemos esperar de um Consultor em Marketing Digital?
O consultor tem o papel de orientar como as tarefas devem ser desenvolvidas e traçar um plano de ação estratégico para a obtenção de bons resultados. Além de sugerir parceiros e/ou fornecedores para a execução do trabalho. Ou seja, ele não executa as tarefas e tão pouco irá ocupar o lugar de um gestor. O que não quer dizer que ele não se envolva, pelo contrário, deve-se construir uma base sólida entre cliente e consultor através de presença e proximidade ao negócio.